Sabe como escolher o candidato ideal? Realmente não é uma tarefa fácil, pois vários fatores precisam ser considerados. Além das habilidades técnicas, é necessário pensar nas competências comportamentais. Isso porque não adianta nada o profissional ser capaz para exercer uma função se ele, por exemplo, não sabe trabalhar em equipe, não consegue se relacionar efetivamente com as pessoas ou é pouco criativo.
Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, abordaremos as principais habilidades comportamentais que você deve levar em consideração ao escolher um candidato. Continue a leitura!
Trabalho em equipe
Uma das habilidades mais importantes do seu candidato ideal é a facilidade para trabalhar em equipe. O profissional deve saber fazer trabalhos em conjunto, bem como lidar com diversos tipos de pessoas e ter uma postura colaborativa.
No trabalho em equipe, todos devem colaborar e cada funcionário deve fazer a sua parte para melhorar o desempenho de diversas tarefas que se relacionam com o cotidiano da sua empresa.
Liderança
A capacidade de liderar e engajar pessoas também deve ser analisada na sua decisão. Aqueles que têm essa competência conseguem extrair o melhor de cada indivíduo para que ele alcance bons resultados e ajudam os colegas a trabalharem com sinergia. Vale lembrar, porém, que não é estritamente necessário uma formação em gestão, pois a liderança pode ser aplicada independentemente do cargo que o profissional ocupa na companhia.
Criatividade
Trata-se de uma das qualidades mais importantes aos negócios. Os profissionais que são criativos conseguem propor boas soluções para resolver os problemas existentes, criam oportunidades e tentam fazer diferente com a intenção de melhorar os resultados da empresa. Os indivíduos com esse perfil podem ainda ter o talento de criar novos métodos ou práticas de trabalho, além de desenvolver novos produtos ou serviços. Muito bom isso, não é mesmo?
Autoconfiança e autoconhecimento
Essas habilidades indicam a capacidade do profissional de assumir riscos e ter segurança nas suas ações. Ambas são bem-vistas e engrandecem a pessoa. Os indivíduos com essas características afloradas conhecem seus pontos fortes e fracos, sabendo como usar as suas qualidades a favor da empresa.
Produtividade
Profissionais que são organizados, focados (não se distraem facilmente com estímulos externos, como e-mails, conversas improdutivas etc) e conseguem fazer mais atividades com menos tempo e recursos são bem-vistos no mercado. Eles ajudam a melhorar a produtividade e os resultados das empresas no mercado.
Relacionamento interpessoal
Os colaboradores que se dão bem com as pessoas ajudam todos a crescer e melhoram o ambiente nas companhias. Aqueles que se relacionam de maneira efetiva garantem empatia com os colegas e líderes, possibilitam a redução de conflitos na empresa, fazem novos amigos e conseguem influência, visando a colaboração nos projetos relacionados ao seu negócio.
As habilidades técnicas são importantes, mas você não deve se atentar somente a elas na escolha do candidato ideal. Os fatores comportamentais também devem ser levados em consideração. Profissionais com essas aptidões são de grande ajuda às empresas, pois melhoram o ambiente empresarial, desenvolvem soluções criativas para problemas relacionados ao negócio e têm capacidade de liderança, além de várias outras qualidades.
Gostou deste post sobre como escolher o candidato ideal para sua empresa? Deseja receber mais dicas sobre o assunto? Siga a gente nas redes sociais e receba os conteúdos em primeira mão. Estamos no Facebook, LinkedIn e Twitter.
Related posts
Deixe um comentário Cancelar resposta
STAUTGROUP
POSTS POPULARES
- Diretor de RH: 4 habilidades essenciais para o sucesso 4.1k visualizações
- Quais são as características do candidato ideal para a sua empresa? 2.9k visualizações
- Quais são os métodos de desenvolvimento de executivos? 2.6k visualizações
Stay connected