Você já sentiu dificuldades para tomar decisões em relação ao seu futuro, ou para enxergar o próximo passo que deve ser dado para aprimorar a sua carreira? O coaching pode ser uma solução para você! Apenas no Brasil a oferta do serviço cresceu mais de 300% nos últimos quatro anos.
Continue lendo o post para conferir no que consiste esse trabalho e veja algumas das vantagens do coaching para a sua carreira!
Mas, afinal, o que é coaching?
O coaching é um processo de orientação que surgiu para aumentar a assertividade nas decisões relacionadas à carreira, elaborando soluções com foco mais positivo nos membros da equipe e não apenas na organização.
Geralmente, a realização do trabalho envolve dez sessões de conversa com um profissional, que estimula as reflexões e a definição de metas, podendo apontar soluções para o desenvolvimento da carreira.
O processo também é considerado uma prática de aperfeiçoamento que, por meio de uma aprendizagem contínua, permite modificar comportamentos e promover o desenvolvimento dos colaboradores nas instituições.
A palavra coaching surgiu na década de 40, mas o termo era usado para definir um conceito de mentor que auxiliava estudantes a se prepararem para os exames escolares.
Uma década mais tarde o termo passou a ser usado também para designar a habilidade de gerenciamento. Foi apenas em 1980 que o conceito de coaching de carreira começou a tomar a forma atual, representando o auxílio para executivos no desenvolvimento de suas carreiras.
Quais são as vantagens do coaching para a carreira?
Na última década, as relações humanas ganharam um espaço de destaque nas empresas e, com isso, atividades como o coaching ganharam cada vez mais evidência no mercado, mas não sem bons motivos e resultados.
Abaixo listamos 6 vantagens que vão ajudar você a perceber porque o serviço pode ser decisivo para o seu bem-estar e a produtividade da sua carreira.
1. Definição de metas
Um dos primeiros passos em uma sessão de coach é a definição de metas profissionais. Neste momento, o colaborador aponta seu estado atual e planeja os próximos passos em detalhes.
Com isso, um objetivo claro fica traçado e é muito mais simples visualizar todos os caminhos que deverão ser percorridos até lá.
É natural que neste momento apareça a vontade de estabelecer diversos objetivos, seja uma promoção, um aumento de salário ou apenas melhorar determinadas habilidades.
Por isso, o coaching é um processo importante: ele traz clareza para a situação atual e possíveis desdobramentos para o futuro, desenvolvendo habilidades e atitudes que vão potencializar seus pontos fortes, permanentemente.
Com metas bem definidas, as pessoas melhoram seu foco e a sua atenção. As soluções para os desafios que serão enfrentados passam por uma percepção de valores e cultura, que acabam por culminar no projeto de metas de curto, médio e longo prazo, e também na revisão de uma série de valores.
2. Ajuda a desenvolver o autoconhecimento
Outra das vantagens do coaching é o suporte emocional e motivacional durante todo o processo de atendimento.
Durante as sessões, as reflexões sobre os próximos passos da carreira, e seus desafios, permitem pensar sobre as emoções e formas de conseguir lidar com cada uma delas no trabalho.
A metodologia do coaching é efetiva porque, com sua ajuda, o cliente passa a ter uma visão mais ampla de suas possibilidades e objetivos, mas também dos obstáculos.
Essa visão panorâmica da carreira colabora para que o processo de tomada de decisões aconteça de forma mais natural, além de contribuir para que o profissional lide melhor com seus medos e anseios, incentivando-o a assumir riscos para alcançar aquilo que deseja.
Com o autoconhecimento, fica mais fácil reconhecer os pontos que precisam ser melhorados e que podem desestabilizar você durante o percurso.
3. Aumenta a autonomia e a valorização
Um dos sentimentos mais trabalhados nas sessões de coaching é o de autorresponsabilidade, que ajuda no desenvolvimento de características como a flexibilidade e a adaptabilidade.
Com essas duas habilidades, os colaboradores liberam muitas das cargas que as posições de chefia carregam e deixam os superiores mais livres para as decisões mais amplas e importantes.
Outro ponto positivo é que, quando os colaboradores sentem que as suas ideias são valorizadas e reconhecem o seu papel importante dentro da organização, é mais fácil que eles vistam a camisa da empresa, tornando o trabalho em equipe mais harmonioso.
4. Desenvolve a liderança
Os gestores se tornam melhores líderes depois de um processo de coaching e essa é uma das maiores vantagens da metodologia.
O curso orienta a chefia para que aprenda a ouvir seus colaboradores e ressalta a importância da participação de cada membro da equipe.
Assim, tanto as pessoas que já ocupam cargos de liderança, quanto as que têm isso como um dos seus objetivos, aprendem a destacar os fatos bons e a minimizar os acontecimentos ruins, para desenvolver melhor o trabalho.
O coaching proporciona ferramentas para que seja possível entender as fraquezas e virtudes de diversos perfis de pessoas, o que ajuda na correção de problemas, previne situações indesejadas e deixa a equipe mais alinhada, facilitando na hora de estabelecer objetivos para o grupo.
5. Incentiva a criatividade
Outra ferramenta que torna o coaching um processo efetivo para o desenvolvimento profissional é o estímulo de insights na pessoa treinada, que também passa a ter uma memória melhor.
Como já dissemos, o coaching existe para potencializar as habilidades que o profissional já possui, e para combater comportamentos nocivos, ampliando a visão sobre as novas possibilidades e objetivos.
Durante as sessões, o cliente é levado a pensar em saídas inovadoras e criativas para os problemas que o rodeiam, a desenvolver o raciocínio lógico e estratégico, aumentando suas possibilidades de atuação e provocando um processo de mudança positiva em si mesmo e no ambiente de trabalho.
6. Melhora o Desempenho
Depois de estabelecer metas claras e objetivas, desenvolver o autoconhecimento, a capacidade de liderança e a criatividade, o final do processo só poderia ter como resultado uma melhora significativa no desempenho do funcionário.
As habilidades desenvolvidas com o processo são essenciais para os profissionais serem bem-sucedidos e para as empresas nas quais eles trabalham conquistarem melhores resultados.
Isso porque elas têm o poder de potencializar o desempenho dos colaboradores de diferentes níveis, não só em curto prazo, mas também no futuro.
A junção entre o desenvolvimento de competências emocionais e sociais faz com que os profissionais que tenham a experiência do coaching se tornem pessoas mais completas no mercado.
Assim, você será capaz de lidar com situações de adversidade, tirando o melhor proveito da ocasião.
Agora que você já conhece as vantagens do coaching e tem vários motivos para experimentar a metodologia, compartilhe este texto nas suas redes sociais para ajudar seus amigos a terem melhores resultados no trabalho e desenvolverem suas potencialidades!
Related posts
1 Comment
Deixe um comentário Cancelar resposta
STAUTGROUP
POSTS POPULARES
- Diretor de RH: 4 habilidades essenciais para o sucesso 4.1k visualizações
- Quais são as características do candidato ideal para a sua empresa? 2.9k visualizações
- Quais são os métodos de desenvolvimento de executivos? 2.6k visualizações
[…] desempenho, diagnóstico de clima organizacional, plano de carreira, desenvolvimento de liderança, coaching, transição de carreira, entre […]