Rotinas diárias, desafios internos e externos, metas a serem alcançadas… Em meio a esse cenário, a necessidade de contratar um profissional para um cargo alto. Para que a empresa — e a sua equipe de RH — não precise interromper processos importantes do dia a dia, a solução é contar com o auxílio de um headhunter.
O termo que já é bastante conhecido no meio empresarial define aquele que, com conhecimento de mercado e uma visão ampla de um campo específico, consegue encontrar os melhores talentos para integrar a equipe de colaboradores de uma companhia.
Um headhunter não necessariamente é formado em RH, mas sim um especialista na área que a seleção precisa preencher. Por isso, esse profissional geralmente é chamado na seleção de gestores e executivos.
Quer entender melhor como ele trabalha? Continue lendo e confira por que a sua empresa pode ser beneficiada ao utilizar esse serviço!
Para contar com uma visão ampla e especializada
Um dos principais motivos para ter a assessoria de um “caça-talentos” é a sua especialização e o amplo conhecimento do mercado em questão. Headhunters têm uma rede variada por conta de sua circulação no meio empresarial.
Além disso, são experts em identificar talentos que dialogarão melhor com a cultura da empresa cliente. Afinal, no caso de uma contratação para cargos altos, é fundamental encontrar um profissional que tenha tanto os requisitos e experiência desejadas quanto uma visão alinhada com a da instituição que vai recebê-lo.
Para economizar tempo e mão de obra interna
A equipe de RH de uma empresa lida com inúmeras rotinas e desafios diariamente, inclusive a seleção de profissionais. Porém, o recrutamento e seleção de gestores ou executivos é um processo ainda mais complexo, que demanda tempo e um trabalho minucioso.
Principalmente com o uso de redes sociais de negócios, a gama de possibilidades de seleção se torna bem maior. O que pode ser positivo, por um lado, acaba se tornando exaustivo, muitas vezes, para a equipe de RH. Sendo assim, a importância de um olhar especializado de um headhunter.
Para evitar escolhas erradas e problemas futuros
Por fim, o desejo e a necessidade de fazer uma decisão assertiva no caso de uma grande contratação é mais um fator que influencia a parceria com esse profissional ou com uma consultoria com especialização em hunting.
Uma escolha equivocada de um colaborador — principalmente em se tratando de cargos altos — pode trazer inúmeros problemas para a equipe e para as vendas da empresa. É necessário enxergar também que o investimento nesse serviço pode poupar gastos futuros, tanto de tempo quanto de recursos em uma possível nova seleção.
Enfim, um bom gestor vai entender que o serviço de um headhunter pode ser mais do que um auxílio extra na hora de um recrutamento importante. Como vimos, esse profissional pode prestar uma assessoria vital para que a empresa encontre, em meio aos inúmeros profissionais disponíveis no mercado, aquele que fará a diferença para o crescimento dos negócios.
Então, gostou deste post? Se você identificou desafios da sua rotina profissional e gostaria de mais soluções personalizadas, assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos como este diretamente na sua caixa de e-mails!
Related posts
Deixe um comentário Cancelar resposta
STAUTGROUP
POSTS POPULARES
- Diretor de RH: 4 habilidades essenciais para o sucesso 4.1k visualizações
- Quais são as características do candidato ideal para a sua empresa? 2.9k visualizações
- Quais são os métodos de desenvolvimento de executivos? 2.6k visualizações
Stay connected